pt  en




2013 

Mixagens construídas a partir de entrevistas armazenadas
em quarenta protetores de tomadas industriais.
Repórteres: Deilson Leite e Eduardo Salvino.
Mixagem sonora: Mr. Hat.
Dimensões: variáveis.
Fotos: Tadeu Lopara
São Paulo/SP.

Os dispositivos de escuta de Eduardo Salvino apresentam depoimentos gravados
com o público frequentador do local onde a instalação "Telefone com fio" está montada.
Uma perspectiva metalinguística e colaborativa, visto que remete ao mesmo público que
entra em contato com eles. No caso do Encontro Internacional Públicos da Cultura,
depoimentos acerca do conceito de "público" são captados junto aos participantes
inscritos e apresentados posteriormente. Tais depoimentos são combinados
entre si e ainda mixados com sons de diversas naturezas, com as
camadas de informação adquirindo novas ordenações.
As sonoridades resultantes desse processo podem
ser conferidas pelos coautores e pelo
público  em geral  na  instalação.

A Programação Entranhada ao ENCONTRO INTERNACIONAL DE PÚBLICOS DA CULTURA:
Apresenta-se como matilha  de  proposições artísticas  que  se introduzem ao evento,
provocando atravessamentos, desvios e reconfigurações nos códigos e dinâmicas
que  lhe são habituais.  Como  corpo  hospedeiro,  assume  característica
disfarçada, problematizando as ideias de audiência, evento e público.


Tarde 10 11 13

Talitha Belotti; Adriana Palma; Maria Helena Lopes; Nelson Cunha; Rodrigo Ângelo Castelle; Fabio Rogerio; Cristina Heinlik; Jose Roberto Negrão; Gabriela Motta; Cleusa Tomaz, Enide Daré & Gustavo Sousa.

Manhã 12 11 13

Ana Elisabete Prado; Valter Oliveira; Elisabete Machado; Luís Fernando Almeida; Álvaro Santi; Cibele Porzelt; Maria Helena Ambrósio; Isadora Vilar; Plinio Rattes; Monica Nascimento; Michele Muller; Francisco Galvão; Jose Carlos Junior; Lirity Rosa Santos & Treicy Lopes…

Tarde 12 11 13

Luciana & Luiza Puente; Nelly Silva; Carlos Roberto Lotto; Sinvaldo Santos; Marcelo Rogine; Juliana Costa; Carlos Alberto Maffei; Carmem Lúcia; Marilia Matias; Carlos Mélo; Ana Isaura Nogueira; Eder Braz; Renata Martins; Rafael Figueiredo; Jose Barcellos Ramos; Renato Ogasaurara; Maria Carolina Arruda; Liliana Souza & Daiane Miranda…

Manhã 13 11 13

Drika Bourquim; Hélio Vita; Andrea Salmazzi; Vitor Goncalves; André Alvares; Vaneide Correia ; Maria Angélica Buz; Bruno Fittipaldi; Jeanne Mazzei; Cristina Brito; Carme Lucia Arruda; Monica Castro & Clara Lucia Martins…

Tarde 13 11 13

Reinaldo Custódio da Silva; Guitierrez Silva; Renata Kawaguchi; Ana Carolina Barella; Artur Henrique de Laos; Larissa Biasoli: Raquel Oliveira; Leonardo Borges; Sebastiana Furtado; Conrado Vivacqua; Rodolfo Yamamoto; Isadora Piccoli; Rafael Henrique Cruz; Efrén Cocombani; Luiza Helelena Thesin; Alex Romaguera & Mary Land de Brito...

Manhã 14 11 13

Ananda Carvalho; Claudio Bueno; Nubia Matos; Carolina Miranda; Mirella Estela; Janaina Azevedo;;Fernanda Araújo; Flavia Tebaldi; Maira Vaz Valente; Bruna Cordeiro Martins & Lina Agifv...










2005
 
Projeto Tripé - SESC Pompéia -
São Paulo/SP. Fotos: Mônica Rubinho, Julieta Machado.

Os telefones com fio, de Eduardo Salvino, subvertem a tecnologia atual das comunicações. Apontam no sentido inverso da atomização social dos aparelhos sem fio, ou seja, sem vínculos, sem ligações físicas entre um e outro. Salvino quer explicitar metaforicamente esses vínculos, propor conexões mais visíveis e palpáveis entre as pessoas. Os depoimentos gravados que ouvimos remetem a uma ação metalinguística, referem-se ao mesmo público que vai tomar contato com eles. As vozes são de pessoas que frequentam o SESC-Pompéia, na condição de público ou de funcionário do local, nas mais diversas atividades. Ligações, enfim. Fios de relações interpessoais e de pessoas com a instituição. A instalação de Salvino consegue funcionar com eficácia tanto no plano do comentário sociológico e político quanto do ponto de vista visual, pelo uso inteligente da cor e do equilíbrio das formas suspensas.

Angélica de Morais
Crítica de Arte e Jornalista














2006 

6º Salão Nacional de Arte de
Goiás / GO.
Mixagens construídas a partir de entrevistas armazenadas
em quarenta protetores de tomadas industriais.
Mixagem sonora: Mr. Hat.
Dimensões: variáveis.
Fotos: Marcos Freitas.

Neste trabalho, os sons foram mixados, reordenando as camadas de informação,
arquivando o acervo imaterial dos lugares de instalação do trabalho, somando-se
ruídos de pessoas trabalhando, máquinas operando, dentre outros.
Trocas atemporais possibilitaram poéticas entre os conviventes.
Esse resgate "antropológico" abarcou o imaginário coletivo, a
diversidade e as vivências desses operários, operadores e
usuários do espaço. As músicas resultantes desse processo puderam
ser conferidas pelos co-autores e pelo público em geral na instalação
"Telefone com Fio". Ao acessar os "causos" e adensar essa escultura sonora,
os espectadores foram reportados as questões mnemonicas de espaço e tempo.














2007

35º Salão de Santo André - Sao Paulo.
Mixagens construídas a partir de entrevistas armazenadas
em quarenta protetores de tomadas industriais.
Mixagem sonora: Mr. Hat.
Dimensões: variáveis.
Fotos: André Fraga.