pt  en




Eduardo Salvino  é de  Belo  Horizonte/MG  e mora em São Paulo/Brasil.
Artista  Multimídia  e  professor,   sua pesquisa   lida.  com.  audiência    e
contexto local.   Por meio  de agenciamentos  e  propostas  colaborativas
intenciona uma  escuta em relação,  trabalhando com: a instalação, o  som
e o vídeo. Doutorando em  Poéticas  Visuais (2019-2022), USP/SP;  Mestre
em Comunicação e Semiótica (2011), PUC/SP e graduado em Artes (2003)
pela Escola Guignard, UEMG/ MG.   Atualmente participa   dos  Grupos de
Pesquisas em Arte, Design e "Mídias Digitais" ADMD (ECAUSP), e  Grupo
Arte e Inteligência Artificial – GAIA (FAUUSP).


GRUPOS DE PESQUISA
Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais – ADMDCoordenação:
Monica Tavares e Juliana Henno (ECA/USP), o ADMD vinculado ao Departamento
de Artes Plásticas da ECA/

USP.
https://www.gp-admd.net

Grupo de Pesquisa em Arte e Inteligência Artificial – GAIACoordenação: Giselle
Beiguelman e Bruno Moreschi (FAUUSP), o GAIA integra o C4AI, Centro de
Inteligência Artificial do Inova USP dirigido pelo professor Fabio Gagliardi Cozman
(Escola Politécnica da USP).
https://sites.usp.br/gaia/


MOSTRAS INDIVIDUAIS
2022 "Salvíficos movimento #1", SESC RJ/Duque de Caxias. Prêmio Projeto Pulsar;

2005 "telefone com fio", projeto Tripé, intervenção no SESC Pompéia - São Paulo / SP;

2000 "Lácteo", a escultura e o passante, intervenção na Praça Papa -
Belo Horizonte / MG;

1998 "Soma e Subtração", intervenção no SESI (Serviço nac. da Indústria) -
Belo Horizonte / MG;

MOSTRAS COLETIVAS
2017 “Quase polimorfo”, SESC Consolação - São Paulo / SP;

2016 "vaga-lumes", no projeto Descolonization / Cerrado Infinito - São Paulo / SP;

2015 "toque-me", Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 - Funarte Brasília / DF;

2014 "Performix in Satyrianas", intervenção na Praça Roosevelt - São Paulo / SP;
"Cheap Imitation", Lamb na lage, Red Bull Station - São Paulo / SP;

2013 "kit anti-truculência", marcha do MPL(Movimento Passe Livre) - São Paulo / SP;

2011 "Sismógrafo", O Audiovisual Mineiro, Palácio das Artes - Belo Horizonte / MG;

2009 "Das imagens às coisas", Escola São Paulo - São Paulo / SP;
"Corpo Instalação", SESC Pompéia -
São Paulo / SP;
"O tempo e a fotografia", Galeria
Porto Seguro Fotografia - São Paulo / SP;

2008 "Virada Cultural", Mostra de vídeos na Rua 24 de Maio - São Paulo / SP;
"Sem título", Catálogo de Paralelos 2ptos: https://www.doispontos.art.br/catalogo_
interno.php?cod=577 - Recife / PE;

2007 "35º Salão de arte contemporânea Luis Sacilotto", Santo André / SP;
"VPK" (fragmento), Festival Device (vídeos) - Paço das Artes - São Paulo / SP;
"Sem título" - 9'20 "ÍNDICE (Festival Videoart, Mostra Recife) - Recife / PE.

2006 "6º Salão Nacional de Arte de Goiás" - Goiânia / GO;

2005 "Vista Aérea", Galeria Marta Traba / Memorial da América Latina - São Paulo / SP;
"Ocupação", Paço das Artes - São Paulo / SP;

RESIDÊNCIAS
2008 "48 Horas", Museu de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto / SP;

COMISSÕES E PRÊMIOS
2022 "Salvíficos movimento #1", SESC RJ/Duque de Caxias. Prêmio Projeto Pulsar;

2015 "toque-me", Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 -
Funarte Brasília / DF;

2009 "Bolsa de mestrado" CAPES/CNPQ, PUC/SP.

2008 "7º Salão de Arte Nacional de Jataí", Museu de Arte Contemporânea -
Jataí / GO;

2000 "Lácteo", a escultura e passante, intervenção na Praça Papa - Belo Horizonte / MG;

1999 "2º Salão de Arte de Americana" - Museu de Arte Americana / SP.

FILMES
2019 "Mata Borrão", 16'/PB/Digital - documentário. Argumento e roteiro em parceria com
Daniela Souza e Érika Bodstein;

2007 "Vetor 5", 5'/cor/35mm - Ficção. Direção e roteiro em parceria com o cineasta
Eberson Martins;

2002 "Teorema 917", 7'/PB/8mm - Ficção.Direção de arte em parceria com o cineasta
Eberson Marins;

COLEÇÕES
2008 Museu de Arte Contemporânea - Jataí / GO;

LEITURAS PÚBLICAS
“Comentando os trabalhos em curso dos alunos do PPGAV”, com Isobel Whitelegg,  
diretora de pesquisa da School of Museum Studies da Universidade de Leicester.
Sob a coordenação da Prof.(a).  Dr(a). Dora Longo Bahia. Auditório do
EDA-USP – 03 de maio de 2019.

PUBLICAÇÕES
SALVINO, Eduardo. Dispositivos de escuta em locais de passagem. In TAVARES,
Monica; HENNO, Juliana; PITOL,  André (Org.). Arte Design Tecnologia.
ECA (USP) 1ªED. 2020. Disponível em:
< http://www3.eca.usp.br/biblioteca/publicacoes/e-book/arte-design-tecnologia/>.

SALVINO, Eduardo. “toque-me”: Dispositivos de escuta em locais de passagem.
In BOCHIO, Alessandra; MERKER, Felipe; POLIDORO; Marina (Org.). Anais do
II Seminário Internacional Convergências. EA (UFRGS) 2020. Disponível em:
<https://wp.ufpel.edu.br/corpoimagemsom/convergencias-cadernos-de-resumos//>.

SALVINO, Eduardo. "DO INORGÂNICO AO ORGÂNICO: O PROJETO CABINE
COMO DES-PROGRAMA-DOR". Quinto encontro Senac de conhecimento integrado,
São Paulo/SP, 2016 (Artigo).

SALVINO, E. S.. toque-me. Belo Horizonte: Crivo Editorial, 2015 (Artes visuais -
Exposições - catálogos).

SALVINO, E. S.. Projeto Tripé (palavra). São Paulo: SESC, 2007, 2006 (Artes visuais -
Exposições - catálogos).

SALVINO, Eduardo ; SALVINO, E. S. . Projeto Tripé (Hype) - "Telefone com Fio".
São Paulo: SESC, 2006, 2005 (Artes visuais ? Exposições - catálogos).

FALAS
2022 "SALVÍFICOS MOVIMENTO #1 - ENSAIO MNEMÔNICO", ST Cinemas negros:
estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afro diásporas. "Sessão 4"
Afro-fabulações.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2019 “Dispositivos de escuta em locais de passagem” II Seminário do Grupo de Pesquisa
em Arte, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD). Espaço das Artes (EdA) | USP;

“Dispositivos de escuta em locais de passagem”
II Seminário Internacional Convergências. Instituto de Artes | UFRGS.

2016 "DO INORGÂNICO AO ORGÂNICO: O PROJETO CABINE COMO DES-
PROGRAMA-DOR". Quinto encontro Senac de conhecimento integrado,
São Paulo/SP, (Artigo).

2016 "SITE SPECIFIC E DISPOSITIVOS", Curso de curta duração, SESC /
Rio Preto / SP.

2015 "toque-me poesia", curso de curta duração, FUNARTE - Brasília / DF.

2013 "VIDEOS VIRAIS E VÍDEOS RESPOSTAS", SESC / Pinheiros - São Paulo / SP.

2012 "Artéria: vídeos virais e vídeos respostas", SESC / Ribeirão Preto / SP.

2012/2011 "PAISAGEM DIAGONAL: vídeos e autorias On e offline", Workshop nas
oficinas Culturais do Estado de São Paulo - São Paulo / SP.

2010 "Novas formas de produzir e distribuir conteúdo na era digital", 2ª Semana de
Mídia da UNISA (Universidade de Santo Amaro) - São Paulo / SP.
"PAISAGEM DIAGONAL: Vídeo Vernacular, Vídeos na era digital", SESC / Consolação -
São Paulo / SP. "Plataforma para a publicação de obras audiovisuais de artistas e
estudantes", SESC Pompéia - São Paulo / SP.

2009 "IV Encontro Arte e Meio Tecnológico: debates contemporâneos: experiências
artísticas audiovisuais: a narrativa e a base de dados (Encontro)", Faculdade Santa Marcelina
- São Paulo / SP;"V Encontro Arte e Meio Tecnológico - Experiência Neoconcreta e
aspectos contemporâneos", Colégio Santa Marcelina - São Paulo / SP;

2000 "Exposição: Mapa das mãos. Relatos de experiência do artista (Seminário)",
Museu de Arte Contemporânea - Bélem / PA;

TRABALHO E ASSOCIAÇÕES
2015 Workshop junto ao grupo de pesquisa: TEATRO DOCUMENTÁRIO - Site específic
e intervenções em cemitérios da cidade de São Paulo.
https://teatro-documentario.blogspot.com.br

2013/2012 Desenvolvimento de cenários multimídia para a escola de dança do Teatro
Municipal de São Paulo - São Paulo / SP.

2012/2007 Participou do grupo de pesquisa Arte & Tecnologia Media,
Colégio Santa Marcelina - São Paulo / SP.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
PAISAGEM DIAGONAL:
Palavras-chave: processos criativos em mídias digitais, redes de comunicação digital.
Fazer o download do PDF

eduardosalvino@gmail.com